Search
política de privacidade MA Hospitalar

Checklist: 15 equipamentos hospitalares fundamentais para clínicas

Uma médica operando um paciente, com ajuda de outros médicos

Equipamentos hospitalares para clínicas são variados e cada enfermidade requer procedimentos específicos. Uma vez que ambientes de saúde tratam vidas, não se pode arriscar, é muito importante que sua clínica tenha acesso aos melhores fornecedores de equipamentos e a produtos de qualidade para garantir o atendimento perfeito aos pacientes. 

A Anvisa classifica como equipamento médico todos os que possuem ‘finalidade médica, odontológica, laboratorial ou fisioterápica, utilizados direta ou indiretamente para diagnóstico, terapia, reabilitação ou monitorização de seres humanos’. Desta forma, seu uso é imprescindível e inquestionável no ambiente médico.

Sabemos que a lista de ferramentas em ambientes médicos é extensa, mas existem alguns dispositivos que são normalmente utilizados por grande parte dos pacientes. Devido à sua relevância na operação, é necessário garantir que todos os dispositivos disponíveis sejam de boa qualidade e sejam provenientes de fabricantes experientes e confiáveis.

Continue a leitura e conheça os materiais mais utilizados em ambientes médicos, entenda sua utilidade no dia a dia dos profissionais de saúde e descubra onde adquirir os melhores equipamentos para clínicas de forma segura, rápida e eficiente.

Equipamentos de Diagnóstico 

Estes são mais comuns em consultas médicas e em triagens em hospitais, sendo essenciais para medir a gravidade do quadro clínico e definir a urgência do tratamento.Conheça alguns dos principais equipamentos para clínicas médicas utilizados no diagnóstico de enfermidades:

Termômetros

Esta ferramenta médica pode ter formato de haste ou pistola com visor eletrônico e serve para monitorar a temperatura corporal, apontando a existência de febre no paciente. Uma vez que a presença do sintoma é um indicativo de enfermidade, este aparelho é indispensável em clínicas e hospitais.

Estetoscópios

Este equipamento, que conduz som por meio de tubos, permite auscultar pulmões, coração e abdômen, identificando fenômenos no organismo como sopros, atritos e ruídos hidroaéreos, por exemplo. Ele é um aliado em consultas de rotina e em triagens em hospitais.

Esfigmomanômetro 

Mais conhecidos como medidores de pressão arterial, os esfigmomanômetros estão disponíveis em modelos variados. Eles servem para aferir a pressão arterial de forma eficiente e verificar a gravidade do quadro clínico do enfermo, considerando seu histórico médico e conjunto de sintomas.

Mesa de Exames

Elas também são importantes para que profissionais de várias especialidades façam o exame clínico e avalie a condição física. O paciente pode ser analisado deitado ou sentado. O importante é que a mesa estofada seja estável para impedir acidentes. 

Oxímetros

Esta pequena ferramenta eletrônica é presa no dedo do paciente para medir a oxigenação sanguínea e os batimentos cardíacos. Ela indica a existência ou aponta o agravamento de doenças pulmonares. Recomendamos que seja utilizado em conjunto com outros dispositivos de monitoramento.

Glicosímetros

Este aparelho utiliza uma amostra do sangue do paciente para mostrar o índice de açúcar. Desta forma ele ajuda a indicar a redução ou o aumento da glicose no organismo e permite tomar medidas rápidas como a ingestão de açúcar, aplicação de insulina e fazer outros procedimentos de emergência que forem necessários.

Equipamentos de Tratamento 

Uma vez que os sintomas e a enfermidade são identificados pelo médico, os hospitais precisam ter ferramentas específicas para oferecer tratamento e proporcionar a recuperação do paciente. 

Os equipamentos para clínicas médicas a seguir são exemplos de aparelhos frequentemente utilizados nesse ambiente:

Cadeiras de rodas 

Servem para ajudar no transporte e locomoção de pacientes quando eles não conseguem andar, passaram por algum procedimento invasivo ou cirúrgico. Por isso, elas são ergonômicas e permitem o deslocamento em segurança. 

Mesas cirúrgicas 

Uma mesa cirurgica

Se você se pergunta como escolher equipamentos hospitalares, este item não pode faltar, pois estas mesas servem para acomodar o paciente durante as cirurgias e oferecer maior ergonomia aos profissionais de saúde durante o procedimento.

Um dos melhores modelos do mercado, por exemplo, é a Mesa Cirúrgica PST 300 Hillrom, projetada para para uso multifuncional, o equipamento se adapta às exigências específicas de cada especialidade. Trata-se de um equipamento de alta qualidade, confiável e versátil para realizar procedimentos cirúrgicos com muito mais precisão e conforto.

Camas hospitalares

Elas são camas hospitalares reguláveis que servem para oferecer maior conforto a acamados e proteção extra contra quedas. Além disso, sua altura padronizada facilita os procedimentos médicos devido à sua ergonomia. São utilizadas apenas quando é necessário a internação do indivíduo.

Macas hospitalares

Assim como as camas, elas acomodam o paciente com segurança, mas seu objetivo é o transporte dentro do ambiente hospitalar. Por isso, elas são menores, possuem rodas e podem ser dobradas. Seu uso é extremamente importante em emergências, pois facilita mover o indivíduo com rapidez entre as salas. 

Bomba de infusão 

Apesar do nome, esses equipamentos hospitalares para clínicas realizam a perfusão, não infusão. Ou seja, elas injetam volumes de nutrientes, medicamentos, fluidos e hemoderivados de forma automática e em volumes pré-definidos. 

Assim, as bombas de infusão facilitam o controle e acompanhamento das soluções administradas.  

Equipamentos de Emergência 

Parte dos materiais a seguir são mais voltados para situações críticas, com dispositivos que podem fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa em questão de poucos minutos. Confira a seguir quais são eles:

Desfibriladores

Fornecedores de equipamentos hospitalares comercializam esse produto para tratamento em casos de parada cardiorrespiratória, pois os desfibriladores tem como objetivo restabelecer o ritmo do coração. Atualmente os modelos comercializados têm funções automáticas e reguláveis para auxiliar os profissionais nos procedimentos. 

Kits de primeiros socorros

Eles são compostos por materiais que ajudam em emergências, contando com objetos mais utilizados e que precisam estar sempre à disposição dos profissionais. Kits de primeiro socorros basicamente tem:

  • Ataduras
  • Bolsas térmicas
  • Colírio lubrificante
  • Curativos estilo band-aid
  • Curativos para os olhos
  • Esparadrapos
  • Gazes
  • Luvas descartáveis
  • Pomada para queimadura
  • Seringas, agulhas e pinças
  • Soro fisiológico a 0,9%
  • Solução de álcool iodado ou clorexidina
  • Termômetro
  • Tesoura sem ponta

Estação de trabalho de anestesia

Este é um equipamento que auxilia na anestesia durante as cirurgias. O ideal é escolher um modelo de uma marca confiável, com sistema de anestesia de design ergonômico, intuitivo e inovador..

 Normalmente uma estação de trabalho de anestesia conta com:

  • Fluxômetro: que gerencia o fluxo de oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso.
  • Sistema respiratório: utilizado para ventilação artificial.
  • Vaporizador: que transforma a anestesia em vapor.
  • Sistema despoluente: gerencia o excesso de ar anestésico para que os profissionais não sejam expostos à medicação.
  • Monitor: permite acompanhar os sinais vitais do paciente em tempo real.

O aparelho de anestesia Carestation CS650 da GE Healthcare, por exemplo, é um equipamento compacto, versátil e fácil de usar e é perfeito para atender pacientes desde neonatos até obesos mórbidos. 

Seu sistema oferece controle digital das válvulas de fluxo e cinética rápida de gases, permitindo rápida absorção e eliminação para a anestesia de baixo fluxo. Isso significa eficiência e economia para você

Monitores multiparamétricos

Este é um dos melhores equipamentos hospitalares para clínicas, pois se trata de visor eletrônico que mostra sinais vitais em tempo real e emite avisos sonoros em caso de mudança no estado clínico do paciente. São essenciais para o acompanhar e auxiliar profissionais na tomada rápida de decisão. 

Se após conferir a lista dos equipamentos médicos, você ainda tiver dúvidas sobre como escolher dispositivos hospitalares, basta entrar em contato conosco ou conferir os modelos disponíveis no catálogo de produtos. A MA Hospitalar tem todas as soluções que sua empresa precisa em um só lugar. Venha conferir! 

Sumário

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Newsletter
Aceite