política de privacidade MA Hospitalar

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NA BEXIGA NEUROGÊNICA?

Bexiga neurogênica é o termo utilizado quando há uma disfunção na comunicação entre o sistema nervoso central e o sistema urinário, impedindo que o indivíduo tenha controle da micção ou esvaziamento total da bexiga e acarretando várias situações que interferem no dia a dia da pessoa. 

Esse evento pode ocorrer devido a doenças, acidentes automobilísticos ou tumores que acometem as estruturas corporais responsáveis pelo funcionamento do sistema urinário.

FISIOLOGIA DA MICÇÃO 

Para entendermos o que ocorre na bexiga neurogênica, precisamos entender a fisiologia da micção:

A bexiga é um órgão oco, distensível e de paredes musculares, que se localiza na região pélvica e tem a função de armazenar a urina antes que ocorra a excreção pela uretra.

464a0246f009f019db3aa7381849c105

Na medida em que o volume de urina aumenta, as paredes da bexiga se estiram e enviam impulsos sensitivos para o cérebro, que é responsável por enviar impulsos através da medula espinhal e relaxar o esfíncter, permitindo o esvaziamento da bexiga. Neste caso, se o indivíduo escolher não urinar, o reflexo da micção é inibido, diferentemente de quando há a bexiga neurogênica, que o indivíduo perde o controle desses eventos e a urina pode apresentar escapes ou se manter retida na bexiga trazendo riscos de infecções. 

CLASSIFICAÇÕES 

Irreversível ou não, a bexiga neurogênica pode ser classificada como hipotônica (flácida), onde a urina preenche toda a cavidade da bexiga e não acontecem os estímulos que devem ser encaminhados ao sistema nervoso central, fazendo com que a urina transborde e haja vazamento involuntário de pequenas quantidades de líquido durante o dia. Já na bexiga espástica são encaminhados estímulos mesmo quando há pouco ou nenhum volume de urina na bexiga, fazendo com que o indivíduo tenha vontade constante de ir ao banheiro. Também é possível que haja a bexiga mista, onde ocorrem as duas situações descoordenadamente. 

CAUSAS 

As causas mais comuns da bexiga neurogênica são doenças como diabetes mellitus, tumores da medula espinal ou cerebrais, acidente vascular encefálico, ruptura de disco intervertebral e doenças degenerativas. Acidentes que causam danos a medula espinhal ou traumatismo craniano também podem ser responsáveis por esta condição.

Quando há o esvaziamento incompleto da bexiga, a urina residual pode ocasionar infecções do trato urinário, hidronefrose e entre outras condições graves de saúde. 

TRATAMENTO

O tratamento da bexiga neurogênica envolve cateterismo vesical, medicamentos (fármacos é o composto químico/ princípio ativo do medicamento), aumento da ingesta de líquidos e tendo como último recurso, um procedimento cirúrgico. 

O QUE É CATETERISMO VESICAL? 

O cateterismo vesical é um procedimento que consiste na técnica de introduzir um cateter ou sonda vesical através da uretra até a bexiga, a fim de permitir a saída de urina, podendo ser classificado como permanente ou intermitente.

O cateterismo vesical permanente é um procedimento privativo do enfermeiro, utilizado principalmente em ambiente hospitalar, onde é possível monitorar continuamente a produção de urina, no entanto, esta escolha aumenta o risco de ITU (infecção de trato urinário) e deve ser avaliado criteriosamente todos os dias pela equipe de saúde. 

O cateterismo vesical intermitente é considerado o padrão-ouro para o manejo da bexiga neurogênica, segundo guidelines internacionais. Além de ser um procedimento simples e rápido, pode ser realizado pelo próprio indivíduo após alta hospitalar, quando existe a adesão e treinamento adequado sobre o procedimento, que deve ocorrer de forma limpa. 

Além dos cateteres convencionais que precisam de lubrificantes para sua utilização, no mercado, existem soluções que tem como objetivo facilitar o manuseio do usuário promovendo a sua autonomia e assim aumentando a adesão de um procedimento realizado de forma segura. São cateteres avançados, prontos para uso, com revestimento hidrofílico, dispensando o uso de lubrificantes que podem gerar alergias e desconforto. Além disso, são compactos, discretos e podem ser levados para qualquer lugar, evidenciando a independência e autoconfiança dos usuários. 

CONHEÇA A FAMÍLIA SPEEDICATH® 

A linha Speedcath® oferece cateteres avançados que fornecem uma solução suave graças a duas características exclusivas: revestimento hidrofílico único, que mantém a parede do cateter suave e uniforme do início ao fim do procedimento, e ofícios polidos, que asseguram que a mucosa deslize suavemente pelo orifício, minimizando riscos de danos e traumas a uretra. 

bfbde81b658839961bd9c0e84c09b9eb

Além de características exclusivas, a linha Speedicath® traz um portfólio de soluções para cada pessoa, oferecendo opções de cateteres mais discretos e compactos que podem ser transportados até mesmo no bolso, para qualquer lugar, e ainda assim serem utilizados com segurança e efetividade. 

309df3acccb5dee3814c067e56901ad3

A linha ainda disponibiliza um cateter avançado com guia de inserção — para lidar com os desafios anatômicos da uretra masculina. 

e8ff69cd269eb9852521fe84f90e3eea
51cb8ec0f525eee54f66430a68c5ed63

Esta solução e muitas outras estão disponíveis na MA Hospitalar.

Se você quer conhecer mais sobre ostomias e demais assuntos relacionados à saúde, acompanhe os conteúdos do nosso blog!

REFERÊNCIAS 

  • https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/distúrbios-geniturinários/distúrbios-miccionais/bexiga-neurogênica
  • https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2022/bexiga_neurogenica.htm
  • POTTER, Patrícia A; PERRY, Anne G. Fundamentos de enfermagem. Ed. 8ª. Rio de. Janeiro: Elsevier, 2013.
  • EAUGuidelines2009,Stöhreretal.Europeanurology56(2009)81-88.

Sumário

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Newsletter
Aceite