Um dos fatores decisivos na realização de uma cirurgia – entre outros procedimentos que exijam proteção e higiene máxima – é a paramentação cirúrgica adequada.
Pode não parecer, mas diferentes instituições de saúde vão ter vestimentas distintas, muitas utilizando roupas reutilizáveis, enquanto outras preferem as paramentações descartáveis.
Mas, afinal, qual é o melhor tipo de paramentação em questão de conforto, segurança e custo-benefício?
Função da paramentação cirúrgica
Segundo DUARTE e LEITE (2012), a paramentação cirúrgica surgiu para proteger tanto pacientes quanto profissionais no centro cirúrgico contra riscos biológicos, incluindo microrganismos.
Ela envolve a substituição das roupas comuns por vestimentas apropriadas nas instalações do centro cirúrgico, criando barreiras para evitar a entrada de microrganismos nas áreas cirúrgicas dos pacientes e para proteger os profissionais contra exposição a sangue, fluidos e tecidos orgânicos.
Entre os itens presentes na paramentação, estão:
- Propés
- Gorros e toucas
- Máscaras cirúrgicas
- Aventais cirúrgicos
- Luvas
- Protetores oculares
- Campos cirúrgicos (não são vestimentas, mas são usados no entorno da área do procedimento)
O que é mais econômico: lavagem ou descarte?
Em muitos lugares, é comum o uso de paramentação de tecido, que passa por um processo de lavagem após ser utilizado em cirurgias.
Essas vestimentas reutilizáveis, de propriedade do hospital, podem parecer inicialmente uma alternativa mais econômica em comparação com as paramentações descartáveis.
No entanto, o custo da lavagem pode ser um grande obstáculo, indicando que as paramentações descartáveis têm um melhor custo-benefício.
Outro ponto importante, é que as paramentações descartáveis apresentam variedade, tendo opções mais econômicas – com menos recursos – e opções com maiores diferenciais, podendo, assim, se adequar à necessidade da instituição.
Risco de infecções
Como visto, hospitais costumam fazer seus próprios aventais reutilizáveis, mas a lavagem e manutenção frequentemente se tornam dispendiosas, especialmente quando a demanda é alta.
Além disso, aventais reutilizáveis podem desgastar-se, tornando-se ineficazes na proteção contra vírus.
Por outro lado, aventais descartáveis oferecem proteção eficaz para cada paciente, reduzindo custos e proporcionando maior segurança também aos profissionais.
A adoção de aventais descartáveis pode resultar em economias significativas e benefícios adicionais para as instituições de saúde. Sem contar que estes são hidrofóbicos (repelem líquidos), diferente dos aventais reutilizáveis.
Tecnologias e diferenciais
Hoje, as paramentações podem contar com diferentes tecnologias em suas estruturas, visando obter maior resistência e proteção. Um exemplo, são os modelos de aventais cirúrgicos da Leboo que são confeccionados com tecnologia SMMS.
SMMS é uma tecnologia de processamento com 4 camadas de polipropileno. Nas extremidades duas camadas de Spunbond para resistência física, e no meio são duas camadas de Meltblown como barreira antimicrobiana. Ela garante, desta forma, maior segurança.
A tecnologia Spunlace também é um diferencial, garantindo mais maciez e ventilação para o seu avental. Sua confecção une as fibras do material com jatos de água em alta pressão, evitando a perda da qualidade das fibras.
As paramentações cirúrgicas da Leboo são reconhecidas por suas notáveis certificações que atestam sua excelência e segurança. Contando com a aprovação da ANVISA e a classificação NCM, essas paramentações demonstram conformidade com os mais rigorosos padrões regulatórios.
Além disso, possui certificações internacionais de renome, como:
- FDA
- CE (garante um ambiente de produção limpo e seguro)
- ISO 13485:2016 (atesta a qualidade e segurança em todo o processo de produção)
Essas credenciais consolidam a reputação da Leboo como uma marca confiável de paramentações cirúrgicas que atendem aos mais altos padrões da indústria médica.
Qual a melhor forma de adquirir paramentação de qualidade?
Na MA Hospitalar, fornecemos soluções de qualidade da Leboo, junto com atendimento, suporte e amostras que reforçam a superioridade da paramentação descartável e o diferencial que nossas vestimentas vão agregar nos seus procedimentos.
Os nossos aventais são um ótimo exemplo da otimização que nossas paramentações proporcionam em ambientes de hospitais ou clínica. Entre suas vantagens estão:
- Custo de descarte simplificado
- Fluxo de trabalho simples e eficiente
- Praticidade para vestir
- Exige pouco espaço para armazenamento
- Não exigem Pinças Backhaus
- Não são necessários 4 LAPS a cada procedimento
Conheça também nossos kits específicos para cada tipo de cirurgia, que contam também com campos cirúrgicos.
Entre em contato e garanta a higiene e a segurança que o seu paciente merece!
Referências
1. Duarte IGL, Leite MD. Paramentação cirúrgica: artigo de revisão. Rev Médica de Minas Gerais [Internet]. 2013