política de privacidade MA Hospitalar

Leucemia: uma doença silenciosa

A leucemia é um câncer que tem início nas células-tronco da medula óssea. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes que substituem as células sanguíneas normais na medula óssea.

A medula óssea é o local de fabricação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas.

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostra que mais de 10 mil pessoas tiveram a doença em 2020. São mais de 500 mil casos novos a cada ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela atinge de forma praticamente igual a homens e mulheres. Suas causas podem ser diversas e muitas vezes desconhecidas.

TIPOS DE LEUCEMIA

Existem mais de 12 tipos desta enfermidade, sendo os quatro primários: leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade. O tipo agudo progride rapidamente e produz células que não estão maduras e não conseguem realizar as funções normais. Já a leucemia crônica normalmente progride lentamente e os pacientes têm um número maior de células maduras. Em geral, essas poucas células maduras conseguem realizar algumas das funções normais.

SINTOMAS

Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Um sinal é quando se sente dores locais nas articulações ou ossos. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar também sintomas que incluem fadiga, perda de peso, febre, suores noturnos, cansaço, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.

Os sintomas de leucemia em fase terminal podem incluir fadiga extrema, infecções frequentes, sangramento intenso, dor óssea intensa, perda de peso não intencional, febre persistente e dificuldade para respirar. Um diagnóstico médico é essencial e quanto mais cedo, maiores as chances de combatê-la.

O aparecimento de gânglios indolores, principalmente nas regiões do pescoço, axilas, clavícula e na fossa do cotovelo também podem ser observados comumente nas leucemias, principalmente da leucemia linfocítica aguda (LLA) e da leucemia linfocítica crônica (LLC), onde mais de 50% dos pacientes apresentam esta alteração. Na leucemia mieloide aguda (LMA) o aumento dos linfonodos é pouco comum.

AUMENTO DO BAÇO

O baço é uma espécie de linfonodo gigante, cuja principal função é destruir as células sanguíneas velhas, defeituosas e que apresentam mal funcionamento. Seu aumento provoca fortes dores abdominais.

TRATAMENTO

O tratamento, na maior parte das vezes, é feito com quimioterápicos, mas varia muito conforme o risco, a gravidade e as características de cada paciente. Para leucemias de crescimento lento, a busca da cura pode incluir o monitoramento. Para leucemias agressivas, o tratamento inclui quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de medula óssea e células-tronco (TMO).

Fatores como idade e outras doenças associadas também influenciam a resposta que o paciente pode dar na primeira fase do tratamento, quando normalmente também se checa a disponibilidade de doadores de medula óssea.

O paciente é monitorado por 5 anos até que possa ter alta.

LEUCEMIA NO CINEMA

580443c5384763121653cdbb286a4ec2

A leucemia já foi tema de cinema muitas vezes. Listamos 6 filmes que abordam o assunto através da sétima arte e vão tocar você.

  • UMA PROVA DE AMOR

Ana é uma adolescente que já nasceu com um propósito: salvar a vida de sua irmã Kate que tem leucemia. Para isso ela foi concebida com a ajuda da medicina para que pudesse ser uma doadora compatível.

  • LADO A LADO 

Duas mulheres completamente diferentes que não se suportam, afinal, uma é a ex-mulher e a outra a atual de Luke e, por isso, acabam dividindo de alguma maneira a atenção de uma adolescente e uma criança. Elas acabam precisando aprender a conviver quando uma grave doença surge e duas crianças estão no meio da situação.

  • PRONTA PARA AMAR

O filme conta a história de uma jovem bem sucedida que já não acredita mais no amor até que sua vida é colocada de cabeça para baixo, quando seu médico, o doutor Julien, descobre que ela está com uma grave doença.

  • A CULPA É DAS ESTRELAS  

Inspirado no romance best-seller do premiado John Green, o filme explora uma romântica e divertida aventura de dois adolescentes em fase terminal.

  • MINHA VIDA

Bob é o proprietário de uma empresa de relações públicas, cujo casamento sólido e feliz com Gail Jones superou suas expectativas. Logo ele recebe duas notícias: primeiro, Jones descobre que será pai pela primeira vez. Logo em seguida é informado que sofre de uma doença terminal. Sabendo que poderá estar morto antes de seu filho nascer, ele resolve então fazer um vídeo apresentando-se a ele e discorrendo sobre os momentos mais alegres e mais penosos de sua vida.

  • LAÇOS DE TERNURA

Aurora e Emma vivem os altos e baixos da relação mãe e filha. Enquanto Aurora, mãe protetora e viúva há alguns anos, não aprova o casamento de sua filha, Emma vive o drama de saber que seu marido a trai. Entre desentendimentos e alegrias, Emma descobre que tem câncer.

SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

Doar medula óssea é um procedimento simples que pode salvar muitas vidas ao redor do planeta. Na MA Hospitalar, estamos ao lado dessa causa. Conheça mais sobre a doação de medula óssea.

Sumário

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Newsletter
Aceite