política de privacidade MA Hospitalar

Bypass Cardíaco: estratégia ventilatória protetora no uso da CEC

Bypass Cardíaco: estratégia ventilatória protetora no uso da CEC

Nos diversos procedimentos cirúrgicos cardíacos é muito comum a utilização de circulação extracorpórea (CEC), cuja finalidade é proporcionar um campo cirúrgico limpo, preservar as características funcionais do coração e oferecer segurança à equipe cirúrgica.1

Durante a CEC, a função pulmonar é realizada por um trocador de gases extracorpóreo, por isso é uma prática comum interromper a ventilação neste procedimento.

No entanto, a interrupção da ventilação mecânica durante a CEC está associada ao desenvolvimento de microatelectasia, edema pulmonar hidrostático e diminui a complacência pulmonar e a difusão do surfactante.2

Algumas estratégias ventilatórias protetoras, como o uso de baixo volume corrente, pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) e níveis mais elevados de pressão positiva no final da expiração (PEEP) podem ajudar a reduzir as complicações pulmonares e a inflamação no pós-operatório.3

Alguns estudos têm demonstrado que a manutenção da ventilação mecânica (volume corrente de 3 a 4 mL/kg sem PEEP) durante a CEC parece ser a estratégia mais vantajosa em cirurgia cardíaca.4,5

Uso de baixo volume corrente nos equipamentos de anestesia da GE Healthcare

A GE Healthcare disponibiliza o Bypass Cardíaco para auxiliar e facilitar o uso da ventilação protetora em seus equipamentos. Esta ferramenta pode ser encontrada em toda a linha de equipamento de anestesia Carestation 600, 750 e Aysis.

Existem dois tipos de desvio cardíaco. O bypass cardíaco de ventilação manual que é padrão e o desvio cardíaco de VCV que é opcional. O manual suspende os alarmes para pacientes com circulação extracorpórea quando o ventilador não está ventilando mecanicamente.

Já os sistemas com a opção de Bypass Cardíaco VCV ativada podem ventilar mecanicamente enquanto estão no modo VCV. O modo VCV é o único modo de ventilação disponível ao usar o BC VCV.

Como utilizar a ferramenta Bypass Cardíaco

Usando circulação extracorpórea de ventilação manual:

  1. Coloque o interruptor Balão / Vent em Balão. 
  1. Selecione a tecla rápida Modo de ventilação
  1. Selecione Bypass Cardíaco e, em seguida, selecione “Iniciar Bypass Cardíaco”. A mensagem ” Bypass Cardiaco” é exibida nas formas de onda e no campo geral da mensagem quando o Bypass cardíaco de ventilação manual está ativo. 

Usando Bypass Cardíaco VCV (Figura 1):

  1. Inicie a ventilação mecânica no modo VCV. 
  1. Selecione a tecla rápida Modo de ventilação
  1. Selecione Bypass Cardíaco e, em seguida, selecione “Iniciar Bypass Cardíaco”. 
  • A PEEP está ajustada para 5 cmH20 
  • As configurações de VC de menos do que 170 ml antes de iniciar o bypass cardíaco permanece na definição da VC. 
  • As configurações de VC de mais do que 170 ml antes de iniciar o bypass cardíaco altera para 170 ml. 
  • A mensagem “Bypass cardíaco VCV” aparece em formas de onda e no campo de mensagem geral quando o bypass cardíaco VCV está ativo. 
  • Obs: As configurações de PEEP e VC podem ser alteradas depois de inserir o modo de bypass cardíaco. 

4. Selecione fechar

Bypass Cardíaco na tela.
Figura 1: Bypass Cardíaco em VCV 

Entre em contato com a MA Hospitalar

Na MA Hospitalar, destacamos a excelência em nossos serviços ao contar com os equipamentos de anestesia da GE Healthcare. Com a presença do Carestation 600, 750 e Aysis, a sua instituição assegura aos pacientes um ambiente seguro e eficiente durante os procedimentos anestésicos.

Nossos equipamentos oferecem interfaces intuitivas, personalização de parâmetros, monitoramento avançado e, no caso do Carestation 750 e Aysis, uma conectividade aprimorada para uma integração perfeita com outros sistemas hospitalares.

Na MA Hospitalar, priorizamos a qualidade e inovação para garantir o mais alto padrão de cuidado aos nossos pacientes!

Referências 

  1. Woods SL, Froelicher ES, Motzer SU. Enfermagem em cardiologia. 4a ed. São Paulo; Barueri (SP): Manole; 2005. 
  1. Bignami E, Guarnieri M, Saglietti F, et al. Different strategies formechanical ventilation during Cardiopulmonary Bypass (CPB-VENT 2014): study protocol for a randomized controlled trial. Trials. 2017;18:264. 
  1. Ferrando C, Soro M, Belda FJ. Protection strategies during car-diopulmonary bypass: ventilation, anesthetics and oxygen. CurrOpin Anaesthesiol. 2015;28:73-80 
  1. Chaney MA, Nikolov MP, Blakeman BP, et al. Protective ven-tilation attenuates postoperative pulmonary dysfunction inpatients undergoing cardiopulmonary bypass. J CardiothoracVasc Anesth. 2000;14:514-8. 
  1. Zupancich E, Paparella D, Turani F, et al. Mechanical venti-lation affects inflammatory mediators in patients undergoingcardiopulmonary bypass for cardiac surgery: a randomized clin-ical trial. J Thorac Cardiovasc Surg. 2005;130:378-83. 

Sumário

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Newsletter
Aceite